Friday, 23 January 2009

ANDERSEN & SHEPPARD





















































































































Se há alfaiatarias que representem esta mudança de estratégia e de colaboração em "Savile Row", perante as ameaças de invasão e de tentativa de aproveitamento do prestigio acumulado da arte da alfaiataria por medida (bespoke) ... uma delas é sem dúvida Andersen & Sheppard.
Andersen & Sheppard foi fundada em 1906 por um alfaiate sueco, chamado Per Andersen que tinha sido iniciado e treinado na sua arte pelo famoso Frederick Scholte de origem holandesa, que apesar de irrascível e impossível de aturar, foi o famoso criador do "London Drap" que o Príncipe de Gales iria eternizar.
Andersen & Sheppard foi adquirido nos finais dos anos 70 pelo multimilionário Roland "Tiny" Rowland que manteve as suas carcteristicas e hábitos de total e teimoso isolamento ... no seu grande estabelecimento (nessa altura ainda) no nº 30 de Savile Row.
Quando se fala em isolamento, não me estou a referir à prestigiosa lista de clientes internacionais do mundo da arte e do cinema e da fama que este estabelecimento gozava e goza no presente, mas sim a uma grande independência de contactos com o resto dos outros estabelecimentos da Row, que aliás era a atitude de outros grandes de Savile Row, como Huntsman's ou Henry Poole.
Esta jovem e bem parecida senhora (Anda Rowland) é filha e herdeira de Rowland que faleceu em 1998. A familia Rowland ficou com 80% da propriedade sendo o resto pertença de alguns empregados seniores ( head and cutters ) . A mãe de Anda, Josie, assumiu a responsabilidade durante uns tempos, mas em 2004 o contrato de arrendamento em vigência desde os anos 20, expirou e uma actualização implicava uma subida acentuada de renda. Isto levou Josie a decidir sair de Savile Row e mudar Andersen & Sheppard para a próxima Old Burlington Street ( Nº 32) que apesar de mais pequena ( apenas um terço do espaço original na Row) oferecia uma nova oportunidade.
Apesar de Anda ter feito a sua própria carreira no Mundo da Moda e dos perfumes, em 2004 ela decidiu assumir o desafio e a herança, e hoje em dia, ela dirige a firma que ela revolucionou em organização e em método, com computadores e um site na Net, embora mantendo toda a esssência ancestral dos métodos artesanais da arte.
O interior com o seu caracter "clubish,"mais parece um biblioteca de uma casa particular em Mayfair e francamente " is really my cup of tea"...
Anda é a única mulher em Savile Row a dirigir uma casa ancestral e é altamente respeitada e activa na Liga:- Savile Row Bespoke Association-.

No comments:

Post a Comment