A cerimónia da abertura do Parlamento que toma lugar tradicionalmente no período entre Novembro e Dezembro de cada ano, no conjunto arquitectónico conhecido como "Houses of Parliament"em Londres , constitui um dos grandes momentos sobreviventes da conjugação única entre "Decor", ( O magnifico e iniguanável conjunto arquitectónico ) atributos, (heráldica, uniformes,estandartes,objectos- constuindo uma fenómeno de "Pageantry" único) e Cerimonial Simbólico ( Conjunto de série de cortejos, militaria e vozes de comando, música, momentos de simbolismo profundo no que diz respeito à Constituição Política e os seus princípios e valores-"Pomp and Circunstance").
Este Acto revela e simboliza, ritualiza e comprova, como a união única entre Monarquia Constitucional e Democrática e a sua Constituição Politica enriquecem , garantem e salvaguardam a Metafisica do Estado e a União Patriótica Heterogénea do Reino Unido.
Este Acto revela e simboliza, ritualiza e comprova, como a união única entre Monarquia Constitucional e Democrática e a sua Constituição Politica enriquecem , garantem e salvaguardam a Metafisica do Estado e a União Patriótica Heterogénea do Reino Unido.
- Em primeiro lugar, num acto simbólico, procede-se à busca das(Beefeeters) caves do Palácio de Westminster, recordando assim a tentativa do atentado em 1605 desenvolvida pelos Católicos, que tinha como objectivo a destruição do Parlamento e o assassinato em massa do rei Protestante james I e da aristocracia, simultâneamente.
- Antes da partida do Cortejo Real do Palácio de Buckingham, a residência da Rainha, a Coroa leva um membro dos Comuns para o Palácio como "Refém" simbólico, afim de garantir a entrada em segurança da Rainha no Parlamento. Aqui já temos vários actos simbólicos de uma Monarquia sem poder absoluto e dependente da Vontade Popular e dos seus Representantes Eleitos Democraticamente. O "Refém" é devolvido ao Parlamento e à Casa dos Comuns depois da chegada em segurança da Rainha.
- Também antes da partida da Rainha e do seu Cortejo em direcção ao Parlamento a Imperial State Crown é transportada, com Circunstância, na sua própria carruagem. Ela e outros dois símbolos e atributos da autoridade e direito Monárquico, The sword of State e The Cap of Maintenance são transportadas no cortejo inicial já no interior para serem expostas na Royal Gallery do mesmo Palácio de Westminster.
- A Rainha chega ao Palácio de Westminster, no conjunto das "Houses of Parliament", acompanhada pelo Duke of Edimburgh e entra no Palácio através da Victoria Tower. A Union Flag é substituída pelo estandarte Real. É neste momento de entrada que se ouvem sincopadamente e intervaladamente as vozes de comando dos regimentos presentes.
- Depois de ter vestido The Robes of State e colocado The Imperial State Crown a Rainha procede em Cortejo através da Royal Gallery em direcção à House of Lords. Há ainda uma particularidade ... neste percurso dois ( costumavam ser quatro) dos seus acompanhantes, os da frente, caminham para trás durante todo o percurso de maneira a nunca voltarem as costas à soberana e aos símbolos que a acompanham.
- O costume de utilizar sempre a Câmara dos Lordes para a cerimónia iniciou-se no Sec.XVII, depois de Carlos I em 1642 ter entrado na Câmara dos Comuns com a sua guarda afim de prender cinco membros dos Comuns. O Speaker recusou entregá-los. Depois deste incidente nunca mais nenhum monarca entrou na Câmara dos Comuns.
- Este facto é importante para o acto simbólico que passo a descrever... Depois da entrada da Rainha e do Duke de Edimburgh na Câmara dos Lordes e da Rainha ter pronunciado a famosa frase "My Lords pray be seated", O Lord Great Chamberlain eleva o seu símbolo de cargo e sinaliza a instrução ao Gentleman Usher of the Black Rod, personagem que traja de negro, para se dirigir à Câmara dos Comuns afim de chamar os Comuns para virem assistir ao Discurso da Rainha ... e ... num momento de um simbolismo sublime ... a porta é-lhe fechada na cara, impedindo a sua entrada e assim afirmando a autoridade dos Comuns Eleitos pelo Povo perante o emissário Real. Só depois de ter batido à porta três vezes com a sua vara (o Black Rod) é admitido. Tendo entrado, ele dirigi-se ao Speaker e pronuncia a famosa frase "Mr/Madam Speaker, The Queen commands this honourable House to attend Her Majesty immediately in the House of Peers"
- Os membros dos Comuns, acompanhados pelo Bastão Cerimonial, formam um cortejo informal de dois a dois, liderados pelos lideres dos dois partidos, onde é tradição uma certa informalidade, conversa e ironias, afim de simbolizar a sua liberdade.
Os membros chegados à Câmara dos Comuns, a Rainha inicia a leitura do Discurso escrito pelo Gabinete no poder, e onde o programa politico do ano que se inicia é revelado ... a Rainha lê o discurso sem ênfases de forma a acentuar a sua neutralidade e imparcialidade.
No próximo post incluo as imagens + ou- nesta ordem
No comments:
Post a Comment