Tuesday 22 September 2009

os mitford



Esta aparentemente pacata e simpática família, são os entretanto completamente mistificados Mitford ... A literatura existente sobre esta família é vasta. Isto é determinado pela sua fama e pela própria produção literária das irmãs Mitford.

Se observarmos a foto veremos que entre os filhos apenas se encontra um rapaz, Tom Mitford, que morreu quase no final da segunda guerra mundial em Burma.
Mas foram fundamentalmente as irmãs, devido às suas excentricidades, posições ideológicas e respectivo relato através de uma obra literária, que por sua vez ao criar um verdadeiro mito, desencadeou uma avalanche de literatura não só fascinada com os contrastes mais do que extremos das suas posições e percursos, mas também confirmadora do fascínio dos ingleses, e do mundo de influência inglesa, com a vida das suas "Upper-classes".
Esta família encerra em si, nos percursos que irei descrever de forma muito breve, uma espécie de resumo da história europeia do "interbellum"com a suas fascinação com as ideologias extremas do fascismo, nazismo e comunismo.
Creio que uma das razões do fascínio por estas personagens tem a ver com a "ligeireza" determinada por vários factores socio-psicológicos de sentimento de casta e de privilégio distanciado e humorizado por ironia aristocrática permanente, com que as posições extremas e de gravidade acentuadas pela guerra foram tomadas e descritas pelas irmãs Mitford.

No comments:

Post a Comment