Sunday 30 November 2008

"Exílio Dourado"

Embora um amigo meu, muito inglês e muito "mauzinho"no seu sarcasmo, afirmava que esta casa tinha um recheio e mobiliário que ele classificava como "full of french shit" .... o facto é que a casa dos Windsor no "Bois de Boulogne" era magnifica no seu género.
Quanto ao estado de espírito de ambos na imagem .... apesar do decor, aparentam um certo desconforto e uma maior inadaptação do que os câezinhos a seus pés, que parecem estar convictos da sua posição.
Com efeito a sucessão permanente de eventos sociais e a avalanche de "chic"nunca parece ter servido de compensação para um exílio que era acompanhado por um sabor de acusação de irresponsabilidade perante a coroa ( ainda por cima , quando está gravada na sua divisa de Principe de Gales 'Ich Dien'- a promessa de 'Servir').
Mas o mais dramático constituiu o facto que este ex-monarca além do seu "Great Look" de "Prince Charming"e de um guarda-roupa memorável que consolidou o mito de Saville Row, na transição para o seu reinado usufruía de grande popularidade e criava expectativas.
A maior das ironias constitui o facto de que esta casa, depois da morte da Duquesa, foi comprada por Al-Fayed, conhecido pela sua "vendetta"com a Familia Real, e também conhecido pelo facto de ser o proprietário de um antigo mito britânico Eduardiano, o "Harrods", onde vende "lingerie" ousada a portadoras de "Burka" milionárias e também do mais famoso "Ritz" na Place Louis Le Grand ("Vendôme").
Embora a intenção tenha sido a criação de uma Casa-Museu com todo seu recheio perseverado, Al Fayed mudou de ideias vendendo e dispersando o precioso recheio, com grande valor também simbólico, numa famosa sessão da Sotheby's que tomou lugar entre 11 e 19 de Setembro de 1997, e sobre a qual foi publicado um catálogo com três volumes de calibre.
A Família Real só foi informada no último momento ...
"Revanche" de Al Fayed ? De qualquer maneira se Al Fayed já não era muito apreciado em certos meios ... receio de que a sua imagem caricaturada de uma espécie de versão "orientalista do Pereira de Oliveira" portador de sapato de "ponta revirada" se tenha ainda agravado...
De qualquer maneira, há algo de pateticamente trágico ... e triste ... neste casal ... que tiveram que viver um amor amaldiçoado ... não propriamente numa cabana ... mas talvez, numa Gaiola Dourada.

No comments: